Huawei é a empresa que mais possui pedidos de registros de patentes 5G no mundo

Trump aperta de um lado, Boris Johnson aperta de outro e a Huawei segue investindo pesado no 5G, registrando nos últimos meses o maior número de patentes 5G do mundo.

Sabemos o que a Huawei tem passado com os problemas relacionados ao embargo comercial imposto pelos EUA e também com a mudança de postura do Reino Unido que agora quer restringir o uso de infraestrutura 5G da gigante chinesa em seus serviços mais sensíveis.

Contudo a Huawei segue investindo muito em pesquisa e desenvolvimento e isso é responsável em grande parte pelo aumento consistente da empresa no mercado global.

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) divulgou dados desde 2019 até abril deste ano, mostrando que a Huawei registrou um total de 4.411 patentes ao longo do período. Isso fez com que a empresa fosse classificada como a maior empresa a registrar patentes do mundo.

O portfólio de patentes da gigante chinesa também chegou ao 5G como era esperado. A IPlytics, uma empresa alemã de pesquisa de patentes anunciou recentemente que a Huawei registrou um total de 3.147 patentes essenciais somente para o padrão (SEPs) 5G, das quais mais de 2.000 já foram concedidas.

Solicitações de patentes 5G (concedidas e pendentes)

Assim, agora, a Huawei conquistou o primeiro lugar em número de registros de SEPs entre as empresas 5G em todo o mundo. As patentes essenciais padrão 5G (SEPs) registradas pela gigante chinesa representavam aproximadamente 15,05% do total mundial, tornando-a líder no segmento de comunicação 5G.

A Huawei é seguida pela Qualcomm, NokiaSamsung, LG, ZTE, Ericsson, CATT, NTT DOCOMO e Intel no número de arquivos de patentes para o 5G.

Os dados divulgados também mostram que as empresas chinesas Huawei e ZTE controlam juntas um total de 34,02% dos pedidos de patentes para o 5G.

Contudo, observando o gráfico, a maioria das patentes da Huawei ainda estão pendentes, aguardando aprovação. Deixando a liderança de patentes 5G já concedidas para a Samsung, LG e Nokia, nesta exata ordem.

Entretanto, isso indica que as três empresas citadas acima não possuem patentes registradas recentemente. Então tudo leva a crer que com um número maior de pedidos de patentes, a Huawei brevemente poderá tomar a liderança do mercado quando falamos de direitos sobre a utilização do 5G no mundo.


Fonte: OficinadaNet | Clipping: LDSOFT
Foto: Xinhua

Fonte: Portal Intelectual

Leave a Comment